Revista de Gestão em Sistemas de Saúde

 A Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS surge em um momento em que os desafios da gestão dos serviços e sistemas de saúde, nas esferas pública e privada, tornam-se cada vez mais expressivos. As mudanças que ocorrem nos ambientes econômico, político, sociocultural, demográfico, tecnológico e natural alteram as dimensões estruturais, administrativas e técnicas desses serviços e sistemas, demandando soluções mais eficazes e inovadoras. Neste contexto, a RGSS emerge como um meio para discutir trabalhos científicos que visem aumentar o entendimento e o conhecimento sobre a gestão dos serviços e sistemas de saúde.

Portanto, temas de interesse da RGSS incluem mas não se limitam aos seguintes: Desafios e tendências na gestão de serviços e sistemas de saúde; Aspectos estratégicos da gestão global de saúde; Psicologia hospitalar; Engenharia da produção; Terapia ocupacional; Serviço social; Gestão estratégica de organizações da saúde (estrutura, desempenho, excelência operacional, projetos, qualidade, ética, etc); Gestão da saúde pública e bem-estar (investimentos, alocação de recursos, políticas públicas, vigilância sanitária, prevenção de doenças, fatores de risco, etc); Aspectos legais da gestão de serviços e sistemas de saúde; Empreendedorismo e inovação no setor de saúde; Comportamento organizacional em serviços e sistemas de saúde (liderança, negociação, comunicação, cultura, poder, equipes, etc); Gestão tecnológica no setor de saúde; Cadeia produtiva, cadeia de suprimentos e gestão de operações no setor de saúde; Educação e pesquisa orientadas a saúde e a relação entre teoria e prática; Sistemas de informação gerencial em saúde; Responsabilidade social e ambiental na saúde; Gestão financeira e auditoria em servicos e sistemas de saúde; Marketing no setor de saúde; Engenharia da produção no setor da saúde; Serviço Social na gestão das organizações de saúde.

Como uma publicação científica, a RGSS prioriza estudos científicos, tanto empíricos quanto teóricos. Contudo, também são bem-vindos, trabalhos de caráter prático/técnico, como relatos técnicos e casos reais ocorridos nos serviços e sistemas de saúde.

RGSS publicará artigos nos idiomas português, inglês e espanhol.

Atualmente, a Revista RGSS está indexada nas seguintes bases de dados: Latindex; Proquest; Spell (ANPAD); Ebsco Host; ErihPlus; Gale Cengage Learning; Redib; Livre; Dialnet; Emerging Sources Citation Index – Web of Science (Thomson Reuters) e Directory of Open Access Journals (DOAJ). Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo promover a divulgação e visibilidade dos artigos publicados pela revista.

A submissão de artigos ocorre exclusivamente por meio desta plataforma eletrônica, sendo que tais trabalhos serão avaliados por pares no sistema blind review.

Classificação CAPES/QUALIS: B3 (Administração)

Fontes de Indexação



v. 7, n. 3 (2018): Setembro-Dezembro

Sumário

Artigos

Redes Sociais e Difusão de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local de Saúde PDF
Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa, Paulo Henrique Rodrigues Araújo 207-219
Auditoria na Saúde Suplementar: Uma Revisão Integrativa PDF
Tatiana Pereira das Neves Gamarra 221-237
Novos modelos de Planeamento e Controlo de Gestão nos Hospitais Públicos Portugueses PDF
Carla Mesquita, José Freitas Santos, Amélia Ferreira da Silva, Anabela Martins Silva 239-256
Logística Reversa de Explantes Cirúrgicos em um Hospital Filantrópico: Implantação de um Novo Modelo Ecoeficiente de Gerenciamento de Resíduo Hospitalar PDF
Ariel Urioste, Maria Antonietta Leitão Zajac, Simone Aquino, Andreza Portella Ribeiro 257-273
A Judicialização e seu Papel na Efetivação do Direito à Saúde Pública PDF
Fabiana Diniz Lopes, Tatiana Ribeiro de Campos Mello 275-286
Proposição de Protocolo de Gestão de Condutas para Clínicas Odontológicas PDF
Laiane Aparecida Soares Sena Neri, Gabriel Nery da Silva, Luiz Teruo Kawamoto Junior 287-296
O Trade Marketing e suas Atividades: Estudo de Casos no Setor Farmacêutico PDF
Tatiana Ferrara Barros, Marcos Cortez Campomar 297-313
Fundamentos Econômicos para Integração Vertical PDF (English)
Ruben Joaquim Pinto Loureiro, Eduardo Fontão Mont'Alverne Brou, Jorge Manuel Marques Simões 315-329