Comissões Hospitalares: A Produção de Indicadores de Gestão Hospitalar

Celso Martins, Maria Cristina Sanches Amorim, Edison Nunes da Cunha, Marcos Bossi Ferraz

Resumo


As instituições hospitalares públicas do Estado de São Paulo têm adotado as comissões hospitalares como um instrumento de gestão para oferecer serviços de qualidade aos usuários. As comissões hospitalares desempenham varias funções na instituição, destacando-se a produção de indicadores relevantes para a gestão hospitalar e também contribuir para a eficácia das organizações em prol dos usuários. A pesquisa teve como objetivo identificar as principais comissões existentes em um hospital público do Estado de São Paulo, bem como os indicadores utilizados para a interlocução com a gestão do hospital. Foram pesquisados artigos publicados na base de dados LILACS, BIREME e Periódicos Capes. O refinamento da pesquisa teve como palavras chaves: comissão hospitalar, gestão hospitalar, segurança do paciente. O resultado desta pesquisa mostra que as quatro principais comissões pesquisadas contribuem para melhorar a gestão do hospital; por meio de atividades sistematizadas produzem indicadores de avaliação do serviço oferecido e apresentem melhorias dos processos e serviços.

DOI: 10.5585/rgss.v1i1.3


Palavras-chave


Qualidade; Comissão Hospitalar; Indicadores.

Texto completo:

PDF

Referências


Follador NN, Castilho V. O custo direto do programa de treinamento em ressucitação cardiopulmonar em um Hospital Universitário. Ver. Esc. Enfermagem USP. 2007.

Vasconcellos, M.F.B. – Instrumento de Gestão e Qualidade nos Serviços de Saúde. http://www.webartigos.com/articles/69072/1/INSTRUMENTOS-DE-GESTAO-E-QUALIDADE-NOS-SERVICOS-DE-SAUDE/pagina1.html

Backes, D.S. S., Erdman H. H. O produto do serviço de enfermagem na perspectiva da gerência da qualidade. Revista Gaúcha de Enfermagem, 28(2);163-70,jan 2007.

Anais do Simpósio Acreditação de Hospitais e Melhoria da Qualidade em Saúde; 1994 Rio de Janeiro. Na Acad Nac Méd 1994

Nemr, NK. Perfil dos Presidentes em exercício de comissões hospitalares de Hospital de Administração Direta da Secretaria de Estado da Saúde. UNICSUL, São Paulo,2008.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Modelo sugerido para regimento interno. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Endereço eletrônico: www.saude.sp.gov.br/resources/profissional/.../regimentoccih.pdf

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Modelo sugerido para regimento interno. Comissão de Farmácia e Terapêutica. Endereço eletrônico: www.saude.sp.gov.br/resources/profissional/.../regimentocft.pdf

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Modelo sugerido para regimento interno. Comissão de Revisão de Prontuários Médicos. Endereço eletrônico: www.saude.sp.gov.br/resources/profissional/.../regimentocrpm.pdf

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Modelo sugerido para regimento interno. Comissão de Revisão de Óbito. Endereço eletrônico: www.saude.sp.gov.br/resources/profissional/.../regimentocro.pdf

Prioste P.P., Melleiro M.M. Implantação de ferramenta de gestão de qualidade em Hospital Universitário. Revista Escola de Enfermagem USP: 44(4), dez 2010.

Agenda for change – Characteristics of Clinical Indicators. Joint Commission. QRB – Quality Review Bulletin, V 15. N 11 1989.

Treviso P., Brandão F. H., Saitovith D. Construção de indicadores de saúde: (revisão)/ construcion of indicators in health services (revivew). Revista Administração Saúde, 11(45):182-186, out-dez. 2009.

Neto A. Q., A responsabilidade corporativa dos gestores de organizações de saúde e segurança do paciente – Revista de Administração em Saúde – Vol 10 nº. 4.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v1i1.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Gest. Sist. Saúde
e-ISSN: 2316-3712
www.revistargss.org.br